Farmácia Maxifarma

7 dicas para você aprender como suavizar olheiras

Descubra como suavizar olheiras com truques caseiros simples e eficientes e diga adeus às manchas escuras que nos deixam com cara de cansada.

12 de abril de 2018 - Maxifarma

Homens e mulheres podem sofrer com as manchas escuras que aparecem sob os olhos e dão uma aparência constantemente cansada, mesmo quando isso não corresponde à realidade. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer algumas dicas de como suavizar as olheiras de forma rápida e prática.

Embora sejam vistas como um sinal de noites mal dormidas, essas manchas também podem surgir por questões genéticas, alergias e o próprio envelhecimento. Em todo caso, o que acontece é uma constrição dos vasos sanguíneos da região, causando um acúmulo de sangue e líquidos.

As clínicas de estética oferecem alguns tratamentos para olheiras, mas antes de recorrer a eles você pode experimentar estes truques caseiros:

1. Use uma colher gelada

Essa dica é antiga, porém funciona muito bem e é superprática, pois você precisa apenas de uma colher gelada. Para fazer o procedimento, deixe uma colher por 20 minutos no congelador, encoste-a na região das olheiras e segure até que você sinta sua pele gelada. A diferença é visível em poucos minutos.

2. Fatias de pepino

O pepino contém flavonoides, substâncias que contribuem melhoram o tônus dos vasinhos e ajudam a suavizar as olheiras.

Para aproveitar esses benefícios, corte um pepino em fatias grossas e deixe-as gelar por cerca de 30 minutos. Depois, coloque as fatias sobre a área das olheiras por 10 minutos. Terminado o processo, lave bem o rosto com água corrente. Para obter um bom resultado, é importante que você repita o procedimento com frequência.

3. Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas contém propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda a manter um bom nível de hidratação na pele, por isso ele oferece benefícios no combate às olheiras e às linhas de expressão.

Para utilizá-lo, basta massagear a região ao redor dos olhos com duas gotas por cerca de cinco minutos.

4. Mamão e leite

Essa receita é uma boa dica de como suavizar olheiras roxas e profundas, e o segredo está na composição dos ingredientes. O mamão contém uma enzima chamada papaína que age diretamente na renovação celular. O leite, por sua vez, contém ácido lático, que é capaz de hidratar e clarear a pele.

Para esta dica, você deve separar 100 ml de leite e bater junto com meio mamão até formar uma papa. Se você tem pele seca, prefira o leite integral; se a sua pele for oleosa, utilize o desnatado. Depois de fazer a mistura, aplique-a nas olheiras com auxílio de uma gaze. Deixe agir por 15 minutos e lave bem a pele para remover o produto. Repita o procedimento uma vez por semana.

5. Compressa de chá verde e chá de camomila

O chá de camomila, além de calmante, tem funções anti-inflamatórias, então a sua ação é rápida. Já o chá verde é antioxidante e ajuda a compensar a falta dos nutrientes que causam as olheiras.

Para fazer a compressa, prepare o chá verde ou de camomila, deixe gelar e umedeça dois discos de algodão. Deite-se com a cabeça ligeiramente erguida e aplique a compressa na região das olheiras, deixando agir por 10 minutos. Outra opção é colocar os próprios saquinhos de chá no congelador e utilizá-los no lugar do algodão. Faça esse procedimento ao acordar ou antes de dormir.

6. Água de Rosas

A tradicionalíssima Água de Rosas acalma a pele, equilibra os níveis de oleosidade e ainda melhora a aparência das olheiras devido às suas propriedades descongestionantes.

O truque é bem simples: mergulhe um pouco da água de rosas em um algodão e deixe agir sobre a região afetada por 15 minutos.

7. Compressa de água fria

Você não tem absolutamente nenhum desses ingredientes em casa e precisa dar um jeito nas olheiras antes de sair? Saiba que você ainda pode recorrer às compressas de água fria. Elas funcionam porque os vasinhos se contraem quando expostos a baixas temperaturas, melhorando a aparência na região.

Caso você não note uma melhora no problema, é possível recorrer a tratamentos estéticos como o laser, a carboxiterapia e o preenchimento com ácido hialurônico (para olheiras profundas).

Além dos tratamentos e das dicas caseiras de como suavizar olheiras, é importante adotar hábitos saudáveis. Descanse o suficiente, dê um tempo no uso do celular e use protetor solar. Lembre-se também de que o álcool e o sal favorecem a retenção de líquidos e o inchaço na região dos olhos, por isso recomenda-se reduzir sua ingestão e hidratar o corpo com muita água.

Fonte(s): Minha Vida, Revista Marie Claire e Boa Forma