Farmácia Maxifarma

Entenda quais são os contornos faciais para cada tipo de rosto

Veja como o jogo de tons claros e escuros pode ajudar você a destacar seus melhores traços com os contornos faciais para cada tipo de rosto.

11 de julho de 2018 - Maxifarma

Além de dar um ar mais glamouroso e valorizar qualquer produção, a maquiagem ajuda a deixar nossos traços mais harmônicos, disfarçando imperfeições e destacando os pontos fortes. Para isso, é necessário saber como aplicar os contornos faciais para cada tipo de rosto.

O princípio dessa técnica é sempre o mesmo: aplicar tons mais escuros nas regiões que você deseja afinar ou suavizar e tons mais claros naquelas que devem ser destacadas. Porém, como existem diferentes formatos de rosto, a combinação de tons muda de uma pessoa para outra, conforme veremos a seguir.

Produtos de que você vai precisar

Com a pele limpa e hidratada, o primeiro produto a ser aplicado é o primer, que disfarça linhas de expressão e poros dilatados e ainda aumenta a fixação da maquiagem. Em seguida, aplique uma base do tom da sua pele e espalhe bem.

Para o contorno propriamente dito, você vai precisar dos seguintes produtos:

  • Base escura: é usada para suavizar regiões e ângulos muito pronunciados e dar profundidade ao rosto. Escolha um produto três tons mais escuro do que a sua pele e utilize um pincel para base na hora de aplicá-lo;
  • Pó bronzeador: serve para ressaltar o efeito da base líquida mais escura e aumentar a duração do contorno, deixando também uma aparência mais saudável e natural. Dê preferência a uma versão sem brilho e aplique-a com um pincel para blush;
  • Iluminador: é utilizado para destacar os pontos fortes e chamar atenção para regiões que trazem equilíbrio aos traços, além de dar um ar mais poderoso. Escolha um iluminador líquido e aplique-o com um pincel de corretivo.

Rosto oval

Tem formato ligeiramente alongado, com o comprimento cerca de um terço maior do que a largura. Esse é um rosto de traços delicados e que não têm ângulos muito proeminentes, como o da atriz Carolina Dieckmann. Nesse caso, o contorno apenas valoriza ainda mais as proporções naturais da pessoa.

  • Base escura: utilize a base para traçar uma linha vertical na lateral do rosto, acompanhando a altura da orelha de cima para baixo. A partir do ponto mais inferior dessa linha, faça um novo traço até se aproximar do canto da boca. Em seguida, faça mais uma linha para fechar um triângulo, voltando ao ponto onde você começou a traçar a primeira linha, e preencha o desenho. Aplique a base escura nas laterais do nariz se quiser afiná-lo;
  • Pó bronzeador: aplique o bronzer acima da última linha feita para formar o triângulo, na região que vai do canto da boca até o ponto mais alto da orelha;
  • Iluminador: deve ser aplicado com mais ênfase na ponta do queixo, dando mais destaque a essa região. Aplique também abaixo dos olhos e sobre o nariz e faça um triângulo de cabeça para baixo no centro da testa.

Rosto redondo

É caracterizado por ter largura e comprimento do mesmo tamanho, com ângulos pouco acentuados que dão a impressão de arredondamento na testa e no queixo – como o rosto da atriz Giovanna Antonelli. Para esse formato, o contorno procura deixar os ângulos e os traços mais definidos.

  • Base escura: aplique a base desde as têmporas até a região abaixo do maxilar, de modo a afinar essa parte;
  • Pó bronzeador: trace uma linha logo abaixo das maçãs do rosto, começando próximo ao ponto mais alto da orelha e seguindo até se aproximar do canto da boca;
  • Iluminador: desenhe um triângulo com a ponta para baixo no centro da testa, dando a impressão de que ela é mais larga. Aplique também na região abaixo dos olhos e no comprimento do nariz.

Rosto quadrado

Assim como o rosto redondo, o rosto quadrado tem comprimento e largura do mesmo tamanho, mas as linhas são retas e os ângulos são bem marcados, como é possível observar na apresentadora Fátima Bernardes. Para esse formato, o contorno ajuda a suavizar os traços.

  • Base escura: aplique o produto nas laterais da testa (onde seriam os “cantos do quadrado”) e na região que vai das têmporas até a parte inferior do maxilar, deixando os contornos do rosto mais arredondados. Se desejar afinar o nariz, aplique a base escura nas laterais;
  • Pó bronzeador: deve ser aplicado desde o canto externo dos olhos até a lateral das narinas;
  • Iluminador: desenhe um triângulo invertido no meio da testa e aplique o iluminador sobre o comprimento do nariz, na região abaixo dos olhos e no queixo.

Rosto retangular

Esse tipo de rosto tem linhas retas e ângulos bem marcados como o formato quadrado, mas o comprimento é bem maior do que a largura – como podemos ver na modelo Gisele Bündchen. Nesse caso, o contorno ajuda a encurtar a testa para equilibrar as proporções.

  • Base escura: aplique logo abaixo de toda a linha do cabelo, nas laterais do nariz e na pontinha do queixo. Em seguida, desenhe um triângulo abaixo dos ossos da maçã do rosto, conforme indicado pela ilustração;
  • Pó bronzeador: deve ser aplicado como um segundo contorno mais interno, rente à base mais escura aplicada na linha do cabelo e ao triângulo desenhado nas bochechas. Aplique também ao redor da pontinha do queixo;
  • Iluminador: aplique no comprimento do nariz, no meio do queixo e abaixo dos olhos. Desenhe um triângulo no meio da testa com a ponta para baixo.

Rosto de coração

Como se observa na atriz Deborah Secco, o rosto de coração tem o formato de um triângulo invertido, com o queixo bem mais estreito do que a testa e as maçãs do rosto. A técnica do contorno busca afinar as laterais e destacar o centro da face.

  • Base escura: comece aplicando rente à linha do cabelo nas laterais da testa, siga pelas têmporas e continue até a região abaixo dos ossos da maçã do rosto. O produto também deve ser aplicado nas laterais do nariz;
  • Pó bronzeador: aplique no contorno natural do queixo, para suavizar o formato mais afilado. O bronzer também deve ser utilizado na linha entre a região abaixo das maçãs do rosto e as têmporas, que recebeu o contorno no passo anterior.
  • Iluminador: deve ser aplicado no meio da testa, abaixo dos olhos, no comprimento do nariz e no centro do queixo, dando mais destaque a essas regiões e proporcionando uma harmonia maior aos traços do rosto.

Para finalizar o contorno

Depois de conhecer os contornos faciais para cada tipo de rosto e seguir a técnica mais apropriada para você, não se esqueça de esfumar os três produtos para dar um ar mais natural. Em seguida, basta aplicar rímel, blush e batom e sair arrasando por aí!

Fonte(s): Tudoela, Revista QUEM, MDMulher e Garota Com Tudo